O Programa Educação Parental CIM RC foi, pela primeira vez, implementado nos 19 Municípios de abrangência da Região de Coimbra, contando com a envolvência de vários interlocutores municipais. Os vários momentos de capacitação e Supervisão do programa foram sempre geridos e monitorizados pela equipa consultora garantindo assim a diferenciação e qualidade dos trabalhos realizados por todos os envolvidos: Equipa Técnica da CIM RC, Interlocutores Municipais, Técnicos Especializados, Assistentes Operacionais e Pais/Encarregados de Educação.
Esta 1ª Edição, superou as expetativas inicialmente traçadas. Estes resultados foram, de certo, o espelho de um trabalho de proximidade, articulação e rede entre todos os intervenientes, que se traduziu numa edição de sucesso.
Ao longo desta edição, procurou-se ajustar a dinâmica do Programa de Educação Parental criado à dinâmica e realidade de cada Município e consequentemente às características das equipas de Técnicos, às necessidade dos Assistentes Operacionais e às características dos pais/mãe que frequentaram as sessões do Grupos de Pais. Esta medida refletiu-se de forma muito positiva a todos os níveis, principalmente na harmonia criada entre os diversos momentos de capacitação, de Supervisão e de mentoria realizados, presencialmente e/ou à distância, com todos os intervenientes.
Destaca-se, mais uma vez, a importância dos interlocutores municipais, que no decorrer do programa fora, permitiram criar uma boa ligação entre a equipa consultora e os intervenientes no terreno: Técnicos e Assistentes Operacionais.
Ao longo desta edição, foram efetuados vários reportes de informação e contatos personalizados, que possibilitaram o acompanhamento sistemático e contínuo reforçado pelos municípios e pela CIM RC, aspeto que se revelou fundamental para o constante ajustamento de resultados às expectativas e consequente garante dos outputs definidos para o Programa.
Em termos quantitativos, de um modo global, a avaliação do Programa de Educação Parental foi bastante positiva, sobretudo nos aspetos relacionais com o planeamento, a implementação e a execução dos diferentes subprogramas. Constatamos que nesta 1ª edição o programa envolveu 46 Técnicos Especializados, 59 Assistentes Operacionais de 53 Escolas da CIM RC, foram realizadas 116 sessões de Supervisão junto dos Assistentes Operacionais, 56 sessões de Supervisão nas sessões de Pais/Encarregados de Educação, traduzidas em 128 horas de apoios e mentoria junto dos Técnicos Especializados no terreno. Verificou-se um sentimento positivo generalizado relativamente aos resultados alcançados, à qualidade, à inovação no desenvolvimento do programa, apresentando uma percentagem global de satisfação de 88% por parte dos Técnicos, 96% por parte dos Pais/Encarregados de Educação e 92% por parte dos Assistentes Operacionais.